Explicação de terminologia

Dolby

Dolby Digital

Dolby Digital é um formato digital multi-canal desenvolvido pela Dolby Laboratories.

São reproduzidos um total de 5.1 canais: 3 canais frontais (“FL”, “FR” e “C”), 2 canais surround (“SL” e “SR”) e o canal LFE para frequências baixas.

Devido a isto, não existe mistura de sinais entre canais e é conseguido um campo de som realista com uma sensação tridimensional (sensação de distância, de movimento e de posicionamento). Isto proporciona uma vibrante sensação de som surround em casa.

Dolby Digital Plus

Dolby Digital Plus é um formato de sinal Dolby Digital melhorado que é compatível com até 7.1 canais de som digital discreto e que também melhora a qualidade de som graças a um desempenho superior em termos de taxa de bits. É compatível com versões posteriores de Dolby Digital convencional, de modo que oferece maior flexibilidade em resposta ao sinal de entrada e às condições do dispositivo de reprodução.

Dolby Pro Logic  2-Roman Numeral

Dolby Pro Logic  2-Roman Numeral é uma tecnologia de descodificação matricial desenvolvida pela Dolby Laboratories.

A música normal, tal como a gravada em CDs, é codificada para 5 canais de modo a atingir um efeito sonoro excelente.

Os sinais do canal surround são convertidos em som estéreo e sinais com grande amplitude de frequência (resposta de frequência de 20 Hz a 20 kHz ou superior), para criar uma imagem de som tridimensional proporcionando uma sensação de presença muito rica para todas as fontes estéreo.

Dolby TrueHD

Dolby TrueHD é uma tecnologia áudio de alta definição desenvolvida pela Dolby Laboratories, utilizando tecnologia de codificação sem perdas que reproduz fielmente o som do registo mestre de estúdio.

Este formato disponibiliza a capacidade de suportar até 8 canais de áudio com frequência de amostragem de 96 kHz/resolução de 24 bits e até 6 canais de áudio com frequência de amostragem de 192 kHz/resolução de 24 bits.

DTS

DTS

Esta é uma abreviatura de Digital Theater System, que é um sistema de áudio digital desenvolvido pela DTS. O DTS proporciona uma experiência de som surround potente e dinâmica, marcando presença nas melhores salas de cinema do mundo.

DTS 96/24

DTS 96/24 é um formato de áudio digital que possibilita a reprodução de som de alta qualidade em 5.1 canais com frequência de amostragem de 96 kHz e quantização de 24 bit em DVD-Video.

DTS Digital Surround

DTS™ Digital Surround é a norma do formato de surround digital da DTS, Inc., compatível com uma frequência de amostragem de 44,1 ou 48 kHz e até 5.1 canais de som surround digital discreto.

DTS-HD

Esta tecnologia de áudio faculta uma melhor qualidade de som e funcionalidade aperfeiçoada do que a tecnologia DTS convencional e é adoptada como áudio opcional para discos Blu-ray.

Esta tecnologia suporta multicanais, débitos binários elevados, frequência de amostragem elevada e reprodução de áudio sem perdas. No disco Blu-ray são suportados um máximo de 7.1 canais.

DTS-HD High Resolution Audio

DTS-HD High Resolution Audio é uma versão melhorada dos formatos de sinais DTS convencionais, DTS-ES e DTS 96/24, compatível com frequências de amostragem de 96 ou 48 kHz e até 7.1 canais de som digital discreto. O alto desempenho do débito binário permite uma elevada qualidade de som. Este formato é totalmente compatível com produtos convencionais, incluindo os dados de surround digital DTS de 5.1 canais.

DTS-HD Master Audio

DTS-HD Master Audio é um formato de áudio totalmente sem perdas, criado pela Digital Theater System (DTS). Este formato disponibiliza a capacidade de suportar até 8 canais de áudio com frequência de amostragem de 96 kHz/resolução de 24 bits e até 6 canais de áudio com frequência de amostragem de 192 kHz/resolução de 24 bits. É totalmente compatível com produtos convencionais, incluindo os dados de surround digital DTS de 5.1 canais.

DTS Neo:6™ Surround

DTS Neo:6™ é uma tecnologia de descodificação matricial para obter a reprodução de som surround de 6.1 canais a partir de fontes de 2 canais. Inclui “DTS Neo:6 Cinema” adequado para reproduzir filmes e “DTS Neo:6 Music” adequado para reproduzir música.

Áudio

FLAC (Free Lossless Audio Codec)

FLAC quer dizer Free lossless Audio Codec e é um formato gratuito de ficheiro de áudio sem perdas. Sem perdas significa que o áudio é comprimido sem qualquer perda em termos de qualidade.

A licença FLAC é apresentada abaixo.

Copyright (C) 2000, 2001, 2002, 2003, 2004, 2005, 2006, 2007, 2008, 2009 Josh Coalson

Redistribution and use in source and binary forms, with or without modification, are permitted provided that the following conditions are met:

Redistributions of source code must retain the above copyright notice, this list of conditions and the following disclaimer.

Redistributions in binary form must reproduce the above copyright notice, this list of conditions and the following disclaimer in the documentation and/or other materials provided with the distribution.

Neither the name of the Xiph.org Foundation nor the names of its contributors may be used to endorse or promote products derived from this software without specific prior written permission.

THIS SOFTWARE IS PROVIDED BY THE COPYRIGHT HOLDERS AND CONTRIBUTORS “AS IS” AND ANY EXPRESS OR IMPLIED WARRANTIES, INCLUDING, BUT NOT LIMITED TO, THE IMPLIED WARRANTIES OF MERCHANTABILITY AND FITNESS FOR A PARTICULAR PURPOSE ARE DISCLAIMED. IN NO EVENT SHALL THE FOUNDATION OR CONTRIBUTORS BE LIABLE FOR ANY DIRECT, INDIRECT, INCIDENTAL, SPECIAL, EXEMPLARY, OR CONSEQUENTIAL DAMAGES (INCLUDING, BUT NOT LIMITED TO, PROCUREMENT OF SUBSTITUTE GOODS OR SERVICES; LOSS OF USE, DATA, OR PROFITS; OR BUSINESS INTERRUPTION) HOWEVER CAUSED AND ON ANY THEORY OF LIABILITY, WHETHER IN CONTRACT, STRICT LIABILITY, OR TORT (INCLUDING NEGLIGENCE OR OTHERWISE) ARISING IN ANY WAY OUT OF THE USE OF THIS SOFTWARE, EVEN IF ADVISED OF THE POSSIBILITY OF SUCH DAMAGE.

LFE

Trata-se de uma abreviatura de Low Frequency Effect, que é um canal de saída que dá ênfase aos efeitos sonoros das baixas frequências. O áudio surround é intensificado pela emissão de graves profundos entre 20 Hz e 120 Hz através do(s) subwoofer(s) do sistema.

MP3 (MPEG Audio Layer-3)

Trata-se de um esquema normalizado internacionalmente de compressão de dados de áudio, utilizando a norma de compressão de vídeo “MPEG-1”. Comprime o volume de dados para cerca de um onze avos (1/11) do seu tamanho original, mantendo uma qualidade de som equivalente a um CD de música.

MPEG (Moving Picture Experts Group), MPEG-2, MPEG-4

Trata-se de nomes de normas do formato de compressão digital utilizados para a codificação de vídeo e áudio. As normas de vídeo incluem “MPEG-1 Video”, “MPEG-2 Video”, “MPEG-4 Visual”, “MPEG-4 AVC”. As normas de áudio incluem “MPEG-1 Audio”, “MPEG-2 Audio”, “MPEG-4 AAC”.

WMA (Windows Media Audio)

Trata-se de uma tecnologia de compressão de áudio desenvolvida pela Microsoft Corporation.

Os dados WMA podem ser codificados utilizando o Windows Media® Player.

Para codificar ficheiros WMA, apenas utilize aplicações autorizadas pela Microsoft Corporation. Se utilizar uma aplicação não autorizada, o ficheiro poderá funcionar incorrectamente.

Frequência de amostragem

A amostragem envolve fazer a leitura de uma onda sonora (sinal analógico) a intervalos regulares e exprimindo a altura dessa onda em cada leitura em formato digital (produzindo um sinal digital).

O número de leituras por segundo é chamada a frequência de amostragem. Quanto mais elevado for o valor, mais se aproxima do original o som reproduzido.

Impedância das colunas

Este é um valor de resistência CA, indicado em Ω (ohms).

É possível obter maiores potências quando este valor é mais pequeno.

Função de normalização de diálogo

Esta função funciona automaticamente durante a reprodução das fontes Dolby Digital, Dolby Digital Plus, Dolby TrueHD, DTS ou DTS-HD.
Corrige automaticamente o nível padrão do sinal para fontes de programa individuais.

Gama dinâmica

A diferença entre o nível máximo de som sem distorção e o nível mínimo de som que é audível acima do ruído emitido pelo dispositivo.

Downmix

Esta função converte o número de canais do surround de áudio num número menor de canais, reproduzindo-os em seguida de acordo com a configuração do sistema.

Outros

HDCP

Ao transmitir sinais digitais entre dispositivos, esta tecnologia de protecção de direitos de autor encripta os sinais para evitar que os conteúdos sejam copiados sem autorização.

Emparelhamento

Emparelhamento (registo) é uma operação que é necessária para ligar um dispositivo Bluetooth a esta unidade utilizando Bluetooth. Quando emparelhados, os dispositivos autenticam-se uns aos outros e podem ligar-se sem enganos.
Quando utilizar ligação Bluetooth pela primeira vez, tem de emparelhar
esta unidade e o dispositivo Bluetooth para estar ligado.

Circuito de protecção

Esta é uma função que se destina a prevenir danos nos componentes da fonte de alimentação quando, por algum motivo, ocorre uma anomalia, como sobrecarga, tensão em excesso ou temperatura excessiva.

voltar ao início